A abrangência territorial dos Institutos Federais: um estudo sobre o Rio Grande do Sul


Resumo: Em 2008, a Lei nº 11.892, que fundou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), foi homologada. Nas suas finalidades, destaca-se a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão com o desenvolvimento regional. Tendo em vista a escassez de estudos que monitoram o cumprimento dessa finalidade, a pesquisa que deu origem a este trabalho objetiva mapear a abrangência territorial de cada campus dos 38 IFs, seus eixos tecnológicos e a relação estabelecida com os arranjos produtivos, sociais e culturais locais. Neste trabalho, são apresentados resultados referentes aos três Institutos Federais localizados no Rio Grande do Sul: IFRS, IFSul e IFFar. O trabalho tem o objetivo de identificar a abrangência territorial desses IFs, seus eixos tecnológicos e o perfil dos municípios nos quais foram instalados. Para mapear a abrangência territorial dos IFs, recorreu-se ao levantamento de dados em documentos oficiais, a começar pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e pelo sítio eletrônico institucional. Na ausência de dados, foi realizado contato por e-mail com a instituição e, caso não houvesse resposta, a informação foi requerida via Lei de Acesso à Informação. Os eixos tecnológicos foram identificados a partir dos dados compilados na Plataforma Nilo Peçanha. Por fim, para a caracterização dos municípios abrangidos, foram coletados dados da população, do Produto Interno Bruto (PIB) e do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Todos os dados coletados foram organizados em um banco de dados. Ao final desse percurso, compilou-se os materiais do IFRS, IFSul e IFFar, um total de 33 campi. No caso do IFFar, a coleta de dados atingiu êxito em apenas 3 de seus 11 campi, pois não obtivemos respostas em nenhum dos contatos e consultas. Ao analisar os dados coletados, conclui-se que os três IFs do Rio Grande do Sul abrangem 310 municípios do estado, sendo eles 200 com menos de 10.999 mil habitantes, 74 entre 11 mil e 49.999 mil habitantes e 36 com mais de 50 mil habitantes.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Integrantes: