Alternativa lúdica para a dificuldade encontrada no aprendizado da Tabela Periódica


Resumo: A tabela periódica é uma ferramenta fundamental na química e o seu aprendizado pode ser um desafio para muitos alunos do ensino médio. Essa dificuldade pode ser atribuída a diversos fatores, a seguir vamos destacar alguns dos principais pontos que contribuem para isso: abstração e complexidade, volume de informações, terminologia técnica e o método de ensino utilizado pelo professor. Para superar essas dificuldades, algumas estratégias podem ser adotadas: abordagem visual e interativa, uso de analogias e o estímulo à curiosidade. Pensando nessas estratégias, cinco alunas do primeiro ano do curso Técnico em Informática médio IFRS - Campus Osório desenvolveram um jogo virtual de perguntas e respostas a fim de auxiliar no aprendizado desse tópico tão complexo. Num primeiro momento foi decidido que o jogo seria um quiz virtual de fácil acesso para chegar até o público-alvo e teria como nome: QUIZtab. O desenvolvimento foi longo e produtivo, foram feitas muitas versões e melhorias até chegar no modelo atual, que contém 20 questões com diferentes níveis de dificuldade, sempre visando a melhor aprendizagem do jogador. Com uma interface intuitiva e desafiadora, o quiz é uma ferramenta poderosa para estudantes que desejam aprimorar seus conhecimentos em química. O objetivo é espalhar conhecimento, ajudando quem tem dificuldade na matéria e reunindo o maior número de usuários possíveis. Com os testes feitos em sala de aula, percebemos como o jogo ajudou alunos a entenderem a tabela periódica, de forma leve e agradável.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Sim

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Integrantes: