Resumo: O projeto "A ansiedade além do limite: implicações para o desempenho acadêmico em estudantes" é desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Vacaria, no âmbito do componente curricular Projeto de Formação e Integração. O objetivo da pesquisa é investigar os efeitos da ansiedade intensa no desempenho acadêmico dos estudantes do curso de Multimídia e Agropecuária Integrado do 10 e 30 ano do Ensino Médio do Campus Vacaria. O estudo parte da constatação de que a ansiedade é um transtorno mental prevalente na sociedade contemporânea. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros sejam afetados por esse transtorno e, segundo um levantamento realizado pela mesma, revelou que esse transtorno é responsável por mais de um terço do número de pessoas impactadas nas Américas (Queiroz, 2021), fator que tem potencial para influenciar negativamente a vida acadêmica dos estudantes. Nesse contexto, torna-se relevante compreender como esse transtorno pode afetar a vida acadêmica dos estudantes. O estudo se justifica pela importância de preencher uma lacuna de conhecimento existente na literatura sobre a relação entre ansiedade e desempenho acadêmico. Embora tenham sido realizados estudos prévios nessa área, cada realidade se apresenta de forma distinta, e compreender a relação entre os fatores ansiedade e desempenho escolar especificamente com estudantes do Ensino Médio do IFRS Campus Vacaria, auxilia no planejamento de ações que podem ser tomadas para agir neste contexto. Os resultados da pesquisa podem contribuir para a promoção da saúde mental dos estudantes e para o desenvolvimento de estratégias e intervenções que auxiliem os estudantes a lidarem de forma mais saudável com a ansiedade, visando melhorias no ambiente escolar.
Nível de Ensino:
Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo:
Não
Necessita de mesa:
Não
Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências da Saúde
Integrantes: