A história da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira: busca por fontes digitais


Resumo: A preservação da memória das instituições que deram origem aos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, os IFs, é necessária para a valorização do papel da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na sociedade brasileira. Portanto, impedir o apagamento da história dos CEFETS, EAFs e outras instituições técnicas é fundamental para conhecimento sobre toda a rede federal que abrange milhares de pessoas. Desse modo, busca-se a preservação dessas memórias escolares através de documentos e arquivos digitais ou natodigitais que contenham informações sobre cada época de cada uma dessas instituições, antes delas abrangerem uma grande rede federal de 38 IFs. Esses documentos registram informações importantes como questões administrativas, pedagógicas, econômicas e sociais, ações, atividades de ensino, pesquisa e extensão, valores, relações com comunidades externas e outras informações sobre cada um desses ambientes escolares. Através de sites institucionais, repositórios digitais ou da ferramenta “Wayback Machine”, são encontrados arquivos e documentos oficiais das instituições, como Relatórios de Gestão e Boletins Informativos. Com a coleta desses materiais, juntamente com o trabalho do NuMem IFRS, será possível a disponibilização desses registros de maneira acessível e organizada, proporcionando a criação de um acervo histórico de documentos do processo de formação dos IFs. Por fim, entende-se a necessidade da preservação da memória dessas instituições através de fontes confiáveis e de fácil acesso, para que não haja perdas dessa construção da rede federal.

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Tem protótipo: Não
Necessita de mesa: Não

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Integrantes: