Resumo: A formação de professores tem sido uma temática relevante no contexto educacional brasileiro, visto que a qualidade do ensino está inerentemente relacionada à atuação dos professores em sala de aula. Nesta perspectiva, o presente projeto teve a intenção de investigar quais aspectos influenciam na escolha de seguir ou não a carreira docente, e qual foi o impacto dos cursos de licenciatura nessa decisão. Para isso, foi desenvolvido um instrumento de avaliação no formato de questionário, respondido voluntária e anonimamente pelos egressos dos cursos de Licenciatura em Letras e Matemática, que foi utilizado como material para analisar o processo de desenvolvimento profissional destes professores de acordo com a Zona de Desenvolvimento Proximal Docente- conceito desenvolvido a partir da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky. A análise qualitativa aconteceu na forma textual-discursiva, seguindo os níveis de análise textual de Machado e Bronckart (2009), que considera a compreensão de elementos discursivos que indicam pistas linguísticas que nos permitem inferir como a responsabilidade sobre o agir docente se constrói. Os principais resultados apontaram os elementos discursivos mais significativos que ressaltam as diferenças e semelhanças na formação dos futuros professores em cada curso, como, por exemplo: o uso de modalizadores distintos nas respostas dos alunos; a responsabilidade (ou distanciamento) acerca da realização das ações docentes (através da estratégia de uso da impessoalidade); o amparo nos planos singular ou coletivo do agir; e a importância dada ao conteúdo específico de cada área a partir da menção desse critério nas respostas. Os resultados foram analisados conforme a concepção dos saberes docentes de Tardif (2002), sendo a conjugação de saberes profissionais e pessoais o que compõe, prioritariamente, a profissionalidade de cada professor. As análises nos forneceram dados mais aprofundados acerca do impacto do curso de licenciatura na construção da profissionalidade e nas escolhas dos egressos. A perspectiva é que os dados possam contribuir para o aperfeiçoamento dos cursos de licenciatura na região do Litoral Norte, proporcionando informações sobre o perfil e os objetivos dos licenciandos, com o intuito de impactar efetivamente na qualificação dos futuros professores.
Nível de Ensino: Ensino Superior
Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes
Integrantes: