A expansão do fenômeno político e social neoconservador e suas implicações nas políticas públicas de educação


Resumo: A presente pesquisa vislumbra adentrar as peculiaridades do discurso neoconservador contemporâneo e analisar as consequências do agravamento da disputa política entre esquerda e direita no Brasil e o aumento da ação política direitista, tendo como uma de suas expressões a militarização do ensino da educação básica. Ainda, com base no estudo referencial e conceitual do fenômeno neoconservador, busca-se também a análise dessas expressões nas redes sociais, em comunicadores oficiais, intencionando mapear o discurso e expressão da militarização brasileira. Para isso, a metodologia da pesquisa equipara-se em multimétodos, embora predominantemente qualitativa, vale-se do arrolamento de dados e posterior análise. A relevância está na imersão no tema, munidas as chaves interpretativas das ciências humanas e sociais, para a compreensão do fenômeno, contrastando a ideologia neoconservadora com a constitucional e libertadora, na qual encaixa-se nessa última o arcabouço institucional dos Institutos Federais, a título de exemplo. Constata-se, como resultado, que a onda conservadora avança com força e representação política, e que acaba adentrando temas substanciais como a educação, pondo a prova modelos constituídos democraticamente e validados pelo tempo, com resultados inquestionáveis. Nas redes, a multiplicação de postagens ovacionando a ordem posta pela militarização é evidente, através de vídeos, fotos e comentários. Incita-se a análise da ação dos instrumentos Estatais para a análise das escolas civil militares e suas prerrogativas, com base em resgatar as bases constituídas e que são a expressão dos direitos humanos e da vontade soberana do povo.

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Integrantes: