Título: Cultura e arte afro-brasileira: possibilidades de práticas pedagógicas antirracistas
Descrição: O presente minicurso tem como objetivo apresentar possíveis práticas pedagógicas antirracistas para serem utilizadas durante o mês da consciência negra, de modo a colaborar com a construção de propostas pedagógicas para serem elaboradas e apropriadas por professoras\es no espaço escolar. De acordo com a Lei nº 11.648/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e culturas afro-brasileiras e indígenas na Educação Básica nas escolas públicas e privadas no Brasil, e a Lei 12.519/2011, onde foi instituído o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, se faz necessária a realização de formação para o desenvolvimento de práticas educativas antirracistas para profissionais e estudantes de licenciatura. Considerando o contexto histórico de formação da sociedade brasileira, é imprescindível pensar como a educação, através da sua função social, pode ser usada como instrumento de reflexão acerca das desigualdades sociais, de modo a desconstruir os estereótipos sobre a população negra e promover a representatividade da mesma. Assim, este minicurso busca promover diálogos e reflexões, subsiando professoras\es com ferramentas de como trabalhar a educação numa perspectiva antirracista. A partir da discussão de práticas educacionais antirracistas, serão desenvolvidas atividades multidisciplinares tendo como eixo arte e cultura, de modo a contribuir com o repertório de saberes docentes dos/as participantes. Espera-se fomentar diálogos, contribuindo com a prática docente, com o auxílio de professores participantes; produzir material explicativo sobre o tema proposto e proporcionar o fortalecimento da temática da educação antirracista através do tripé ensino, pesquisa e extensão, de forma a atravessar questões culturais.
Horário: 15/Setembro - Tarde
Faixa etária (público do minicurso): Professores das redes pública e privada dos 3 níveis: EI, EF e EM - A partir dos 20 anos
Número Máximo de Participantes: 40
Nível de Ensino:
Integrantes: