Autores:
Ano: 2023
Nível de Ensino: Ensino Superior
Área do Conhecimento: Extensão - Educação
Resumo:
Este trabalho descreve um relato de experiência de ensino de matemática em uma escola de Ensino Médio, onde foi realizada uma oficina utilizando o software GeoGebra, com o objetivo de trabalhar o tema de círculo trigonométrico e explorar as tendências de ensino em matemática discutidas nas aulas de Laboratório de Ensino de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
A oficina foi desenvolvida como parte de um projeto de extensão, onde estudantes do curso de Licenciatura em Matemática puderam vivenciar práticas pedagógicas em sala de aula. O GeoGebra foi escolhido por ser um software matemático versátil que combina recursos de geometria, álgebra e cálculo, facilitando a visualização e a compreensão dos conceitos matemáticos. A utilização do conteúdo de círculo trigonométrico.
O planejamento da oficina começou através de discussões em sala de aula sobre as tendências de ensino de matemática, e a partir disso foi proposto a realização de uma oficina para se trabalhar essas tendências em sala de aula. E a partir disso fomos orientados a buscar alguma instituição para se realizar esse projeto e após estabelecido uma escola, começamos uma produção de um plano de aula detalhado, observação prévia das aulas na turma e a aplicação da oficina, que teve duração de duas horas aula. Durante a oficina, os alunos foram introduzidos ao software GeoGebra e guiados na construção do círculo trigonométrico, além de realizar atividades práticas relacionadas ao tema.