Autores:
Ano: 2023
Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas
Resumo:
O plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou a ser implementado em 2005. Desde então, a rede, especialmente na figura dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, passou por grande expansão, partindo de 140 unidades, em 2002, para 661, em 2019. Existem estudos que avaliam essa experiência, mas ainda são escassos. Perante esse cenário, o presente trabalho busca agrupar dados que favoreçam análises sobre o impacto dos Institutos Federais nas realidades locais. O trabalho é derivado de um projeto de pesquisa que vem reunindo, dentre outras informações, dados sobre a abrangência territorial de cada campi dos 38 Institutos Federais do Brasil. Para o levantamento de dados, foi realizado contato com as instituições, pesquisas nos seus sites e nos respectivos Planos de Desenvolvimento Institucional. Quando esses meios não foram suficientes ou atendidos, recorreu-se à Lei de Acesso à Informação. Este trabalho apresenta dados parciais da pesquisa, obtidos sobre a região Nordeste do Brasil. Posteriormente, os dados serão organizados no software livre QGIS ou outro semelhante, além das planilhas que já estão sendo elaboradas. Dessa forma, será sistematizado um conjunto de dados sobre a abrangência territorial dos campi, seus eixos tecnológicos e vínculo com os arranjos produtivos locais. Como resultado inicial do projeto de pesquisa “Educação profissional e tecnológica e desenvolvimento regional: a relação dos Institutos Federais com os arranjos produtivos, culturais e sociais locais”, temos 5 estados completos e 13 Institutos Federais, que contemplam os resultados parciais do tópico principal apresentado neste trabalho, a Região Nordeste.