Autores:
Ano: 2023
Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Área do Conhecimento: Extensão - Cultura
Resumo:
A leitura é um pilar essencial para o crescimento intelectual e emocional do ser humano. Através dela, acessamos o vasto acervo histórico e cultural formado ao longo dos séculos pela humanidade, possibilitando a obtenção de novos conhecimentos e saberes. Por meio da leitura literária, acima de tudo, entramos em contato com o universo da ficção, estimulando nossa criatividade e imaginação. A partir disso, o presente projeto tem como principal objetivo ler e debater literatura a partir de sua função lúdica e catártica, abrangendo temas transversais, contribuindo com a formação integral dos participantes dentro e fora do IFRS Campus Bento Gonçalves. Além disso, o projeto visa o desenvolvimento da compreensão literária e da sensibilidade para aspectos estéticos na literatura. Para isso, o Conversas Literárias realiza encontros semanais, intercalados entre presenciais e virtuais, para a leitura de contos com diferentes temáticas, como preconceito e sexualidade, pré-selecionados pela equipe do projeto. Outrossim, qualquer pessoa, interna ou externa ao Campus Bento, pode participar das reuniões. Em seguida, é realizada uma discussão acerca da narrativa lida, a qual faz com que os integrantes consigam refletir e discutir criticamente sobre a história, resultando no desenvolvimento estratégico de argumentação na oralidade e no aprimoramento da compreensão e da análise das especificidades do texto literário. Os resultados obtidos no projeto apontam que, os participantes que compareceram nas reuniões foram interativos e suas contribuições e reflexões foram significativas para o entendimento das obras propostas. Com isso, pode-se compreender a importância das discussões literárias no cotidiano dos indivíduos, pois, com elas, é possível dividir experiências e consolidar o conhecimento e a conscientização sobre diferentes aspectos culturais, sociais e identitários de diversas realidades representadas nas obras. Ademais, é notável que os participantes conseguiram desenvolver seu pensamento crítico através da discussão de diferentes pontos de vista sobre as leituras lidas.