O Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e Ensino a Distância (EAD) no Ensino de Ciências e Astronomia online.

Autores:

  • ALBERTO MAYER REMIÃO
  • KEVYN KENYDY FERNANDES FRASSÃO
  • Marla Heckler
  • Rafaela Lopes Keil

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
A Astronomia é uma área das ciências que desperta interesse em grande parte dos estudantes em geral. No entanto, com a atual pandemia de COVID-19, desenvolver atividades relacionadas ao ensino de Ciências, e em especial a Astronomia, tem se mostrado um desafio prático e teórico. Neste trabalho temos como objetivo identificar problemas e soluções encontrados ao desenvolver o projeto de extensão no contexto da pandemia de maneira que se adeque ao ensino online. O Clube de Astronomia é um projeto de extensão do IFRS – Campus Osório, e propõe oferecer um espaço extraclasse à estudantes para discutir Ciências utilizando como recurso didático a Astronomia, e desta maneira tem como objetivo estimular os alunos a estudar Ciências através de atividades práticas que propiciem, principalmente, que o estudante seja protagonista na construção do seu conhecimento. Neste ano os bolsistas desta ação tiveram o desafio de desenvolver os trabalhos e atividades pedagógicas de forma remota. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas de materiais sobre Física e Astronomia, além de pesquisas sobre o ensino de Física onde são apresentadas algumas reflexões sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o Ensino a Distância (EAD). Em particular foram discutidas as motivações, as condições e o potencial de contribuição da EAD para a melhoria do ensino de Ciências, no atual contexto. Os resultados obtidos até o momento demonstram que o desenvolvimento e adaptação de material para o ensino e aprendizagem de forma online pode ser enfrentado concisamente com metodologias, tecnologias e técnicas adequadas. Apesar da conjectura de que as interações feitas de forma presencial tem maior valor e apreço, pode-se considerar a forma online como uma maneira viável de alargar espaços e tempos, pois temos a possibilidade de alcançar um número maior de participantes permitindo que o ensino online seja mais flexível, e além disso todos os participantes do projeto têm a oportunidade de aprimorar o processo de aprendizagem próprio e, também, de forma colaborativa. Palavras chave: Clube de Astronomia; Ensino online; Ciências.

Baixar arquivo PDF