Autores:
Ano: 2020
Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Biológicas
Resumo:
Educação ambiental (EA) é toda forma de ensino que torna as pessoas mais conscientes em relação ao meio ambiente, tema que ganha importância dada a crise ambiental vivenciada pelo planeta Terra. Neste sentido, os filmes de animação são aliados neste processo, pois tratam de problemáticas ligadas à EA de forma lúdica, atraindo o público adolescente e transpondo a discussão do cinema para a escola. Assim, o estudo teve como objetivo escolher as animações mais adequadas para trabalhar com EA. Para tanto, o estudo foi dividido em duas etapas: a primeira constituiu-se de uma pesquisa bibliográfica, para a escolha de três animações com temas relevantes para a EA e a segunda será realizada através de debates sobre os filmes escolhidos, com as turmas do primeiro e segundo anos do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul -Campus Bento Gonçalves. Dentre as animações consideradas, foram selecionadas: “Wall-e”, “Rio” e “Rio 2”. Em “Wall-e”, há o debate sobre o consumo excessivo e desperdício de recursos, antropocentrismo, descarte incorreto e produção excessiva de lixo, bem como o esgotamento da Terra. Em “Rio” fala-se de biopirataria, domesticação de animais selvagens e extinção de espécies. Já em “Rio 2”, há a discussão sobre a interferência negativa do homem na natureza, extinção de espécies e desmatamento. Dentre as animações consideradas, porém não escolhidas estão “Rei Leão”, “Vida de Inseto” e “Pocahontas”, que, apesar de trabalharem com temas ligados ao meio ambiente, retratam principalmente relações ecológicas nos dois primeiros e o romance entre os personagens principais no último. Ainda, o filme “O Lorax - Em Busca da Trúfula Perdida” foi eliminado por apresentar uma abordagem considerada inadequada à faixa etária dos participantes da pesquisa. Espera-se que os debates a serem realizados na segunda etapa sejam positivos, auxiliando os estudantes na compreensão e conscientização sobre os temas trabalhados dentro de cada animação. Entende-se a importância da pesquisa no sentido de dinamizar a aprendizagem da EA, utilizando metodologias ativas de ensino, colocando assim o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem.