O Desenvolvimento de Arranjos do Coral Jovem do IFRS - Campus Osório

Autores:

  • Maria Luiza Silva Conceição
  • Agnes Schmeling
  • Vitória de Souza Fabricio
  • ADRIAN GABRIEL KELLER DOS SANTOS
  • Fábio Henrique da Silva Fernandes

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O ‘Coral Jovem’, desenvolvido desde 2013, é um projeto de ensino vinculado ao programa ‘Música no IFRS - Campus Osório’, referente a Lei 11.769 que determina a obrigatoriedade da música na escola. Tem como objetivos complementar a disciplina de música do primeiro ano do ensino médio, oportunizar a prática vocal coletiva, o desenvolvimento músico-vocal e o aperfeiçoamento de habilidades pessoais como: liderança, organização, pontualidade, responsabilidade, entre outras. O trabalho, desenvolvido de abril a dezembro, conta com ensaios semanais, de 1h30min, além de planejamentos, criação de arranjos, preparativos dos ensaios ministrados pelos bolsistas (PIBEN e voluntários) em conjunto com a coordenadora (professora de música). Para a construção dos arranjos existem algumas etapas a serem seguidas: 1) selecionar músicas de acordo com a temática proposta (juventude) e que se encaixam dentro dos subtemas desta: autoconhecimento, amor e diversidade, problemas pessoais e/ou sociais e futuro; 2) desenvolver arranjos - ouvir as músicas propostas e iniciar a separação e análise dos três elementos principais da música (harmonia, melodia e ritmo); 3) montar os arranjos adaptando estes elementos para os instrumentos acompanhadores e para as vozes (dentro das possibilidades do coro); 4) ensaiar as canções: apresentação do arranjo, passagem da letra, separação de partes da música pelos naipes, ensaios parciais e gerais; 5) criar e organizar coreografias e cenas. Entre os resultados podemos destacar que o coro conta com cinquenta participantes que já desenvolvem o seguinte repertório: Terra de Gigantes, Marvin, Do I Wanna Know/Sweater Weather, Ai, Ai, Como Eu Me Iludo, Triste, Louca ou Má e Não Sei, constituindo a construção sólida de um espetáculo com a temática da ‘Juventude’ e o crescente desenvolvimento das habilidades musicais, vocais e pessoais dos participantes em comparação ao início do projeto. O coro já desenvolveu três apresentações (Festival #MUNDOIFRS, Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT da CEEE no Litoral Norte, Festival de Talentos do campus) além de convites para cantar nas mostras científicas do IFRS. Ainda ressaltamos que o projeto atende a continuidade da disciplina de música, uma vez que os alunos podem participar da mesma durante todos os anos.

Baixar arquivo PDF