Centro de Ensino de Línguas e Literaturas (CELL) do campus Osório do IFRS

Autores:

  • CLARICE MARIA DE SOUZA PORTELA GERMANN TEIXEIRA
  • Mateus da Rosa Pereira
  • Letícia Rocha Batista
  • Rafaela Fetzner Drey

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O Centro de Ensino de Línguas e Literaturas (CELL), nome escolhido pela comunidade acadêmica para o Laboratório de Letras, tem a finalidade de promover a relação entre teorias e práticas de sala de aula, utilizando vivências da realidade escolar para fortalecer o ensino de línguas e literaturas para os alunos de ensino médio e superior do campus Osório do IFRS. A metodologia de trabalho deste projeto de ensino se relaciona com as demandas específicas das quatro funções essenciais do Centro, isto é: (a) um laboratório de ensino para componentes curriculares; (b) um ambiente para o desenvolvimento de projetos relacionados ao ensino, proporcionando vivências com materiais e metodologias de ensino-aprendizagem aplicados ao ensino de línguas; (c) um núcleo de desenvolvimento de materiais pedagógicos; e (d) um centro de promoção da permanência discente. O CELL conta com o trabalho de duas bolsistas, sendo uma aluna do curso de Letras e outra discente do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. As bolsistas organizam e desenvolvem uma série de atividades para que os alunos possam aperfeiçoar suas habilidades linguísticas, resolvendo defasagens e promovendo sua permanência em seus cursos. O laboratório concentra várias atividades de práticas e pesquisas de ensino provenientes dos componentes curriculares e de outros projetos desenvolvidos no âmbito da instituição, auxiliando os alunos a desenvolver áreas de maior fragilidade com atividades de reforço, com auxílio de docentes, monitores e bolsistas. Além de proporcionar o reforço linguístico para os alunos do ensino médio, o funcionamento do laboratório tem sido fundamental para garantir uma formação de qualidade aos licenciandos, que, futuramente, atuarão como docentes na educação básica. As diversas ações desenvolvidas até o momento no CELL, tais como atendimentos a alunos, atividades pedagógicas curriculares e as provenientes de projetos de pesquisa, ensino e extensão, entre outras, têm evidenciado a importância desse espaço institucional como um local onde alunos do ensino médio e futuros docentes podem vivenciar a relação intrínseca entre as teorias e as práticas de sala de aula.

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