Autores:
Ano: 2017
Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
O presente trabalho visa dissertar sobre o Clube de Astronomia do IFRS Campus Feliz, projeto de bolsa de ensino orientado por um professor de Física do mesmo, que iniciou suas atividades em junho de 2016, tendo continuidade com novos bolsistas no presente ano. O propósito do projeto é fomentar o interesse sobre as Ciências Exatas e da Terra, mais precisamente a Astronomia, tanto nos bolsistas quanto nos demais estudantes da instituição de ensino, em especial dos Cursos Técnicos em Química e Informática Integrados ao Ensino Médio. Assim, desde seu início o Clube busca realizar ações com esses alunos, como palestras, atividades de determinação do meio-dia solar na cidade de Feliz, acompanhamento das sombras ao longo do ano, divulgação de eventos astronômicos e observações da Lua, Júpiter e Saturno com o telescópio da escola, iniciativa essa levada também para demais escolas da região. Para fins de divulgação do Clube de Astronomia e dos eventos astronômicos como Eclipses, Equinócios, Solstícios e Chuvas de Meteoros, os bolsistas conversam com os alunos das turmas do Técnico Integrado e também o fazem através das redes sociais criadas pelo projeto, incluindo um Blog e um perfil na rede social Facebook. No presente ano, incluem-se entre as atividades a participação no projeto Asteroid Search Campaign, da International Astronomical Search Collaboration (IASC), onde os bolsistas buscavam através de um software específico evidências e dados de possíveis asteroides, enviando os resultados para a IASC que confirma a autenticidade dos mesmos. Foi realizada ainda uma Busca Pública de Asteroides aberta aos alunos da instituição, salientando que os asteroides confirmados serão nomeados por quem os tiver encontrado. Continuam sendo programadas mais ações que incluem a divulgação de pesquisas realizadas pelos bolsistas sobre diferentes temas da Astronomia, que serão apresentadas nas aulas de Física quando estas tratarem da mesma temática, além de possivelmente em demais mostras de instituições. Mostra-se desse modo a relevância do projeto que busca levar informações sobre a área em rápido desenvolvimento e nem tão conhecida aos alunos, despertando interesse pelo mesmo.