As relações entre a linguagem cinematográfica e o ensino de inglês: o exemplo do primeiro cinema

Autores:

  • Mateus da Rosa Pereira
  • Clarice Maria de Sousa Portela Germann Teixeira
  • Danielle dos Santos Espíndula

Ano: 2017

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O cinema é um dos recursos mais usados por professores de língua inglesa, entre outros motivos, por ser muito apreciado pelos alunos e por possibilitar que os aprendizes tenham contato com linguagem autêntica e reproduzível. Entretanto, observa-se a carência de variedade nas atividades com filmes em sala de aula, sendo que a maior parte dos professores insiste apenas em atividades de preenchimento de lacunas ou em perguntas de compreensão. Ainda mais preocupante é a falta de objetivos claros e de uma consciência a respeito dos pressupostos teóricos das propostas de trabalho com o cinema em aulas de língua inglesa. Considerando essa situação, as pesquisadoras apresentarão uma amostra do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto O uso do cinema no ensino da Língua Inglesa: a mise-en-scène, que busca explorar as relações entre a linguagem fílmica e a linguística aplicada ao ensino do inglês, de forma que resulte em propostas pedagógicas práticas e com embasamento teórico sólido. Após contextualizar os principais conceitos utilizados no projeto a partir das perspectivas teóricas de Kracauer (1992), Bordwell (2008) e Brown (2007), as bolsistas utilizarão filmes do chamado primeiro cinema (early cinema), que se estende entre 1895, com a exitosa invenção do cinematógrafo pelos irmãos Lumiére, até aproximadamente a data de produção de O nascimento de uma nação, de D. W. Griffith, em 1915, como exemplo de um resultado parcial para a compreensão de algumas especificidades da linguagem cinematográfica, em especial as relacionadas à mise-en-scène. As considerações finais desta apresentação evidenciam que não só é possível a aproximação entre a linguagem cinematográfica e o ensino da língua inglesa dos pontos de vista teórico e prático, mas, principalmente, que a familiarização dos professores com a linguagem cinematográfica pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira.

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